■ Brando Oliveira • Carlos Colli
————————————————
Em decisão polêmica o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou multas de R$ 524,59 para pessoas que forem flagrados sem máscaras em locais públicos. Além disso, estabelecimentos comerciais serão multados em R$ 5.025 por cliente ou funcionário que estiver sem proteção contra o Coronavírus (Resolução SS-96, de 29-6-2020).

Nas últimas semanas as pessoas insistem em não usar máscara (ou usam de forma errada abaixo do queixo). A fiscalização será feita pelos órgãos de vigilância sanitária do estado e dos municípios. Doria declarou que o valor arrecadado com as multas será revertido para Alimento Solidário, que distribui refeições para pessoas carentes.

Segundo o Ministério da Saúde, o uso de máscara é fundamental para evitar a contaminação do Coronavírus, mesmo as pessoas que não apresentam sintomas da covid-19 devem usar. Estudos revelam que grande parte das infecções partiu de pessoas assintomáticas, que poderiam jogar no ar gotículas contaminadas por Covid-19 ao falar com outras pessoas.