■ Da Redação
————————————————
Após tentarem por diversas vezes dialogar com a Secretaria da Cultura de Jandira, mas sem nenhum resultado até o momento. A classe artística vem fazendo diversas publicações nas redes sociais como no Facebook e Instagram; os artistas cobram do prefeito Barufi o pagamento do Fundo Municipal de Incentivo a Cultura de Jandira (Edição 2020).

Segundo os artistas que tiveram os projetos aprovados e contratos assinados, reclamam que não receberam a primeira parcela (mais de 3 meses de atraso), referente aos projetos aprovados, o pagamento era para ter sido feito em fevereiro. Atualmente a Cultura de Jandira, tem dotação de R$ 3.363.704,45 aprovada no orçamento municipal para 2020.

□ ENTENDA O CASO
Desde o início da gestão o prefeito Paulo Barufi tem recebido muitas críticas dos artistas, que alegam que o prefeito não valoriza a cultura e não entende a importância do setor para o desenvolvimento de uma sociedade crítica e a importância para o patrimônio histórico da cidade de Jandira.

Apesar de ser uma secretaria, a gestão cultural de Jandira, ficou quase 3 anos sem secretário. No meio de 2017 o prefeito desligou o secretário Eduardo Martiniano e não nomeou outro secretário, mantendo o diretor, professor Manoel, responsável (interino) da pasta.

Em 2019, artistas, produtores e ativistas realizaram protestos pela redução de R$300 mil no orçamento anual do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Jandira. Este projeto de fomento cultural foi criado pela Lei 1970/2012, com o objetivo de valorizar e apoiar iniciativas artísticas em diversos segmentos, com os recursos financeiros necessários para execução no município de Jandira.

□ RESPOSTA DA PREFEITURA
A reportagem questionou a Prefeitura de Jandira sobre a cobrança dos artistas, veja a íntegra da resposta.

A Prefeitura de Jandira, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, informa que a verba anual destinada aos projetos culturais está disponível no Fundo Municipal de Cultura. Devido à pandemia da Covid-19, a continuidade dos projetos está suspensa, por isso não foi realizado o pagamento. A secretaria já trabalha com a possibilidade da continuidade dos projetos para o segundo semestre, mesmo que de forma remota, atendendo aos protocolos de saúde, a fim de evitar a disseminação do Coronavírus.

Por que prefeito ?Cadê a sua gestão em cultura Paulo Barufi?Cadê o fundo de Cultura?Por que não estão fazendo nada?#barufiinimigodacultura#epidemianaoedesculpaVamos esperar mais quanto tempo pra vocês fazerem alguma coisa. Já estamos quase no meio do ano Já se passaram 90 dias da assinatura dos contratos e abertura de contas. Ou qual a próxima desculpa desse governo pra acabar com as atividades culturais?Alunos.professores , artistas e população estão esperando !!!!Ajude a gente a fazer com que esse vídeo chegue no prefeito. Quem sabe ele nos escute e pare de ignorar a Cultura da cidade !!! Abaixo artistas envolvidos. Tarcísio Sanros Sanros Rogel André André Bastianon Clara Kok Martins Juh Vieira Ronaldo Liano Cicero de Andrade D'santos Vinicius Cesar Riello Santos Eder Dos Anjos Chrystiano da SilvaProfessor Gabriel .

Posted by Eder Dos Anjos on Thursday, May 28, 2020

■ LINK DO VÍDEO
https://www.facebook.com/eder.dosanjos.71/videos/3182314871833805/?app=fbl